SUCULENTAS - CLASSIFICAÇÃO:

Suculentas, uma família botânica?

O exposto anteriormente é conclusivo para afirmar que não; as suculentas não formam uma família botânica.

Família é uma nomenclatura botânica que faz parte do sistema taxonômico para descrição e classificação científica de espécies (Lineu, século XVIII). Quando se quer identificar uma planta, o passo mais certeiro é saber a qual família botânica pertence. Na família vamos encontrar uma série de gêneros e espécies, podendo haver subfamília e tribu antes de gênero e espécie.

As suculentas constituem um grupo de plantas pertencentes a diversas famílias botânicas, entre elas as Cactáceas, lembrando que a maioria dos cactos são plantas suculentas, mas nem toda suculenta é um cacto.



Família Cactaceae: todas as espécies têm origem nas Américas, principalmente na costa oeste da América Central, México e América do Sul, contrariando a ideia que se tem ao associar estas plantas com o continente africano e paisagens desérticas.  No entanto é verdade que, ao longo dos tempos, estas plantas tiveram que adaptar suas estruturas, principalmente caules e folhas às restrições de disponibilidade de água e condições de solo. Ainda assim, a aclimatação de espécies permitiu que se espalhassem por muitas regiões do planeta. O porte pode variar de arbóreo, com alguns metros até herbáceo, com poucos centímetros. Isso fez com que as cactáceas não tenham semelhança botânica com as outras famílias, devido entre outras características, à presença de espinhos dispostos de forma circular em uma auréola ao longo dos caules modificados. Folhas permanentes e normais em poucas espécies;  na maioria, inexistem ou são diminutas até porque,  ao longo dos milênios, elas se transformaram em espinhos. Flores muito coloridas e atrativas, com um brilho metálico único, colocando os cactos em importância semelhante às orquídeas, na preferência dos aficionados. De forma geral pode-se dizer que existem aproximadamente 300 gêneros e 2000 espécies. Com tanta diversidade, a classificação botânica é algumas vezes controversa, pois na família Cactaceae existem as subfamílias e tribus (e às vezes subtribu), antes do gênero e espécie.  Dentro de uma família, o gênero e a espécie agrupam “plantas irmãs”, ou seja, muito parecidas ou próximas. No exemplo dado a seguir, têm-se dois cactos “irmãos”, ou seja, cactos com características próximas. O gênero no exemplo abaixo, Mammilaria, agrupa essa irmandade e as espécies, elongata e gracilis, dão identidade a cada um.

Família Cactaceae, Subfamília 3: Cereoideae, K.SCH. tribo 3: Cereeae,  Subtribu: Epiphyllanae (fonte:  Graf, A.B. TROPICA Color Cyclopedia of exotic plants and trees, Roehrs Company, N. Jersey, USA.1992


Epiphyllum sp

 

Mammmillaria elongataconhecido como dedo de moça.   Origem: México.



Mammillaria gracilis. Conhecido como cacto dedal.        Origem: México e América Central.

 



    

     Echinocereus pulchellus - México                           Notocactus concinnus - Brasil, Uruguai

      (Fonte: Decorative cacti – A guide to Succulent House Plants. 1971)





Comentários